terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Origami com jornal





Terminado o primeiro módulo do Curso de Origami, vem o desejo de descobrir mais.
Dobrar, fazer curvas, saltar para frente, para trás, andar em linha reta ou voar para o inesperado, entrar no lúdico, buscar no sonho, o infinito... Mas, pés no chão em relação a nossa realidade, ousei fazer origami com jornal levando a chance à aqueles que tem pouco ou nada, de ter o privilégio, como eu, de enveredar nesta Arte Milenar.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Papangum







As máscaras sempre me fascinaram, talvez por rasgos de memórias do inconsciente coletivo, ou mais simplesmente pelo pavor dos “papanguns,” que aterrorizaram minha infância nos dias de folia no nordeste. O certo é que sempre nascem de minhas mãos, numa tentativa de humanizá-las.
Existe um temor prazeroso no contato com o papel maché ou mesmo a argila, quando através de caricias e toques, vou desenhando seus contornos, perdidos nos sonhos da criança de outrora, que se protegia do medo, se escondendo entre as saias de tias e avós, mas que continua viva nos recantos de minha imaginação.

Nota: Papangum, bonecos gigantes usados nos blocos em dias de carnaval.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Brincando com papel









Ao tirarmos formas, de materiais aparentemente sem serventia, descobrimos dentro de nós recantos de paz e tranquilidade.
As mãos brincam enquanto a mente viaja sem pressa, num mundo lúdico, só comparado a poesia. Peça pronta; traz a alegria de tirarmos do feio, do sujo, algo novo que por sua beleza e utilidade, pode ser incorporado ao nosso dia a dia.